terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Olhares...

Olhar, no diccionário e só o sinónimo de observar,examinar.
Um olhar e mais que isso, costuma-se dizer que os olhos são o espelho da alma...em parte disso concordo, pois há varios tipos de olhar que transmitem parte dos sentimentos que estão espalhados dentro de nós, e que muitas pessoas que estão do lado de "fora" nao conseguem interpretar ou simplesmente preferem ignorar...
Há uma infinidade de "Olhares", como o olhar céptico, que demonstra a recusa á esperança e ao sonho...o olhar reticente, que revela a falta do voto de confiança noutras pessoas ou em sim mesmo...o olhar compreensivo, significa que o "portador" deste mesmo, prefere apagar os rastos dos erros e aceita-los ao invés de os corrigir...
Enfim ...
Para mim o olhar começou por ser algo sem significado pra mim, com o passar do tempo apercebia-me que diferentes pessoas,tinham diferentes olhares. Tentei perceber o porquê dessas diferenças, e o que estava por detrás deles, assim comecei por interessar-me em cada novo "olhar" com que me deparava , parava para analisar, olhando nos olhos.
Não sei como, aos poucos e poucos, "alguns" deles eram-me familiares e tornavam-se de certa forma "comuns",interpretando-se facilmente, como o olhar triste,alegre,etc. Digamos que os mais faceis de achar, pois alguns so estao presentes momentaneamente, e esses (nem sempre) costumam-se captar com facilidade.Existem tambem "aqueles" que são permanentes, que caracterizam em grande parte o estado de espirito da pessoa no decorrer do tempo, ou que caracterizam aquilo que a pessoa é em si.
Tem olhares que conheço mas que nao consigo entender ainda, talvez um dia "alguns" deles consiga, mas como se sabe eles são inumeros, tantos quanto todos os sentimentos que existem, mas nesses inumeros olhares vai sempre haver os que nunca vou conseguir entender, nem achar...
Agora nos "olhares" na parte em que "eles" são espelho da alma, há uma parte que não concordo, pois como ele transmite aquilo que se sente ou o que se é como pessoa, isto supostamente na verdade. Mas nem sempre é assim pois o olhar nem sempre(outra vez) é transparente, o olhar tambem mente, tal como as pessoas mentem.
A pergunta é entao como os interpretamos, entendemos? Não é facil, mas é linear pois em todos os olhares, eles dividem-se: os olhares verdadeiros,transparentes e os olhares falsos,mentirosos, e estes sao instaveis e sao os mais dificeis de "desmascarar", nunca estando certos daquilo que achamos que ve-mos e interpreta-mos.
O meu olhar permanente, aquele que vejo reflectido no espelho,nao sei qual é, nao sei se isso e sinónimo de não me conhecer totalmente ...Talvez so os que estão do "lado de fora", e que consigam entender olhares, vejam o meu, mas os outros será que conseguem definir o proprio olhar?
Olhar preferido?Sim, com certeza o "Inocente",cativa-me pois passa a sensaçao de leveza,suavidade,tranquilidade e uma certa duvida.Dúvida essa que se torna inexplicavelmente "agradavel"...:)
O "Olhar" é simplesmente uma linguagem carregada de sentido, mas ao mesmo tempo de misterio...